Massagem Eventos

Os nós musculares, conhecidos também como “ponto gatilho”, se originam de uma contratura muscular, como resultado, os músculos ficam tensos e contraídos.

 

Dentro das fibras musculares passam vasos sanguíneos, levando nutrientes para os músculos, e terminações nervosas, dessa forma, quando ocorrem essas contraturas, há uma compressão dos vasos sanguíneos e também de fibras nervosas sensitivas, causando dor, desconforto e uma fadiga muscular.

 

Os nós musculares podem causar dor de duas maneiras:pontos de gatilho latentes, que são nós que só machucam quando você coloca pressão neles, e pontos de gatilho ativo, que são nós que ativamente referem dor ao longo de seus caminhos neurais, causando em áreas não localizadas.
A formação desses nós pode ser originada por aspectos emocionais, como a ansiedade e trauma psicológico, postura inadequada, e ou repetições de movimentos.

 

nós musculares

 

 

 

 

 

 

 

Como desatar esses nós musculares?

Felizmente, os nódulos musculares têm tratamento, e o principal é a massagem terapêutica, a qual através de movimentos de pressão e alongamento, faz com que a haja uma melhora na circulação sanguínea local, e dessa forma, as fibras musculares de deslizam com maior facilidade.

Uma massagem profunda é capaz de aliviar lesões crônicas e nós pois reduz os espasmos e a tensão muscular, além de estimular a circulação sanguínea e promover o relaxamento da fibra muscular. Comece com sessões mais curtas de duração, objetivando mais áreas do corpo.

  • O massoterapeuta pode utilizar uma técnica que envolve pressionar o dedão ou o cotovelo contra o nó no seu ombro para liberar as fibras musculares. Por mais que isso cause dor, trata-se de uma técnica eficaz. Confie na experiência do profissional.
  • Beba bastante água após a sessão de massagem, pois esse hábito limpa o corpo dos subprodutos inflamatórios e do ácido lático. Não beber água pode causar dor de cabeça ou no corpo no dia seguinte.

 

Outros procedimentos que auxiliam na relaxamento muscular:

  • Alongamento: os alongamentos leves aliviam a tensão, promovem o fluxo sanguíneo e melhoram a flexibilidade, eles são bastante úteis contra tensões e nós musculares
  • Utilização de bolas de borracha ou de tênis: Se o nó no ombro estiver mais próximo da escápula e for de difícil acesso, experimente rolar uma bola de borracha sobre ele. Coloque a bola logo abaixo do nó e deite sobre ela por cinco minutos. O processo é desconfortável no começo, mas você logo sentirá o nó se desfazendo.
  • Compressa de calor: Aqueça a compressa com pano molhado por um ou dois minutos e aplique-a sobre o músculo por 15 minutos. Repita pelo menos três vezes ao dia.